SOBRE NÓS

ORIGEM

A Sal Surfing School é um projecto que nasce em Abril de 2012, pelas mãos do Tomé e da Sílvia e, tal como o nome indica, é uma escola de actividades de desporto de deslize tanto em terra como na água, tais como o Surf, Bodyboard, Padlle, Sk8, etc..assim, inclui três disciplinas de Surfing na agua e uma em terra.

Originalmente foi criada com o nome de “Soul Surf School”, mas em 2015 decidimos mudar o nome, imagem e a forma como comunicamos com os nossos surfistas, tendo daí resultado o que é hoje o projecto Sal Surfing School e que veio colmatar algumas lacunas até então
existentes.

Críamos a Sal Surfing School como forma de dar resposta a uma lacuna que se fazia sentir no mercado das escolas de surf. Ou seja, foi nosso objectivo criar uma escola com uma metodologia própria, com sentido e apostada na formação técnica e pedagógica dos seus treinadores, apoiada na literatura da área e ao mesmo tempo assente num ambiente informal e próximo dos seus alunos e familiares. Apostámos em aulas de grupo de alunos mas não em massa, identificando níveis de aprendizagem e respectivas faixas etárias de forma a criar grupos homogéneos e adequados às especificidades de cada aluno. Na Sal Surfing School  não se misturam níveis de aprendizagem nem faixas etárias muito disparas pois, acima de tudo, pretendemos dar um excelente ambiente onde a aprendizagem é um processo e cada aluno tem o seu espaço e tempo de aprender.

A Sal Surfing School foi crescendo e tornou-se numa escola muito bem estruturada onde os valores, regras e normas são bastante claras para todos os alunos e familiares.

A Sal Surfing School tem vindo a ser construída e sentida sobretudo como uma família de amantes do desporto de natureza, que o é efectivamente. Gostamos de ser conhecidos pela atenção e dedicação que prestamos aos nossos surfistas, assim como pela segurança, relações pessoais e laços criados durante o tempo em que passamos juntos, transmitindo o nosso conhecimento a quem nos procura. Não somos uma escola de massas, mas sim uma pequena família onde existe atenção que
sobra de todos e para todos.

Para cumprir os seus objectivos e missão, a SAL Surfing School  dedica realmente o seu tempo ao ensino de novas modalidades desportivas de forma personalizada e profissional, feita por profissionais devidamente credenciados pelas instituições competentes e com a tutela destas modalidades e, mais ainda, “credenciados” pelos requisitos que a SAL Surfing School institui para si e requer a cada um destes profissionais.

Metodologia do ensino da SAL

Houve a necessidade de desenvolver e criar à imagem do seu director técnico cinco níveis de aprendizagem para todos os seus alunos, sempre com o intuito de dar as melhores ferramentas e conhecimentos técnicos para se tornarem autónomos, independentes e responsáveis. Assim, a Sal criou cinco níveis de aprendizagem: espumas, caloiros, verdes, esperanças e prós. Para cada um destes graus existem objectivos a serem cumpridos pelos nossos
alunos que lhes permitirão evoluir e passar para o nível seguinte.

BENEFÍCIOS

No que respeita aos benefícios que estas praticas desportivas proporcionam aos seus praticantes, cumpre-nos dizer que, o Surfing incorpora modalidades desportivas que nos transmitem uma sensação de bem estar geral, melhora a nossa capacidade física, aumenta os níveis de concentração e incute disciplina e regras, ajuda na coordenação motora e, no caso das modalidades aquáticas, todos os benefícios conhecidos do iodo para o corpo humano. Consistindo em actividades ao ar livre, dão-nos a sensação de espaço e liberdade que nos permite desanuviar as amarras do stress que o dia a dia nos provoca.

Acrescentamos ainda que, fazendo parte dos objectivos da SAL a promoção do bem-estar geral dos nossos surfistas, aproveitando os recursos naturais e o nosso clima de forma a aliar o desporto à natureza, estamos conscientes da importância da sensibilização da comunidade, mormente das camadas mais jovens, para os aspectos ambientais e protecção do nosso património natural, por um lado, e por outro, da necessidade do “nos” resgatarmos do sedentarismo e apatia generalizada.

Neste sentido, julgamos interessante aproveitar a atmosfera descontraída e “natural” que a prática das actividades de surfing envolve, para fugir dessa apatia e tornar os nossos alunos pessoas mais pró activas, saudáveis, com consciência ambiental, mais responsáveis e participativos na defesa do ambiente.

Conjugar estes desportos, tão em voga na actualidade e tão intimamente ligados à natureza, com actividades de protecção e sensibilização ambiental, possibilitará explicar a importância da preservação do mar, das praia e zonas envolventes de um modo mais atraente e também educativo, potenciando os valores e atitudes mais vocacionados para o respeito pela Natureza.

SOMOS ESPECIALISTAS EM SURFING

Somos uma equipa Jovem e apaixonada pelo mar, altamente motivada e virada para o teu sucesso, queremos que tenhas a melhor experiência com as nossas aulas de Surf/Bodybiard/Paddlle, oferecemos um serviço que vai para alem das aulas, nunca te vamos deixar sozinho e vamos te dar todas as ferramentas para que possas transformar-te num verdadeiro surfista “Be local, like a local”, conta com toda a nossa experiência para escolher as melhores praias para o teu dia a dia.

Ps: Só se aceitam pessoas que queiram divertir-se à grande.

CONHEÇA A EQUIPA SAL SURFING

TOMÉ

Sou o Treinador principal e o Director técnico da Sal, sou Juiz da Federação Portuguesa de Surf e Presidente do Surfing Clube Ponta do Sal.Tenho 15 anos de experiência de surf e 7 de ensino.

Tenho formação académica em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Lusíada.

Coordeno uma equipa multi-disciplinar que detém os melhores conhecimentos técnicos da sua área e que domina a sabedoria local para te levar aos melhores spots.

Sou uma pessoa extremamente extrovertida e talvez viciante. Sou apaixonado pelo que faço e a praia é a minha vida, ser um bom pedagogo é a minha obsessão.

Os meus campeonatos são os meus alunos e os meus troféus são os seus sucessos, os seus sorrisos, as suas conquistas, a sua amizade e o reconhecimento geral de todos e dos seus pais, o que me é transmitido quase diariamente quer pessoalmente quer por mensagens, que agradeço de todo o coração.

Adoro frango assado, uma cerveja gelada ao fim do dia e um bom vinho e queijo.

A minha onda preferida é a direita da Bafureira (Point break); Jails(Maldivas Reef Breack) e Carcavelos (Beachbreak).

Sou a pessoa ideal para fazer um churrasco, é que adoro mesmo um bom churrasco no verão.

A NOSSA EQUIPA

Ricardo-4
Ricardo Outdoor

Olá o meu nome é Ricardo Outdoor, a minha comida favorita é Arroz de Pato e adora Coca-cola, a minha onda preferida é Carcavelos e Ponta Ruiva, as condições perfeitas para eu surfar são esquerdas de 1metro offshore.

A minha manobra preferida o Tubo com uma Al Merick 5`8, a viagem de sonho seria Indonésia, mas já surfei em Portugal de Norte a Sul em sítios incríveis e também já fiz umas surfadas no norte de França.

Os meus surfistas favoritos são o Julian Wilson; Ry Craike e o Nicolau Von Rupp.

A mensagem que vos deixo é que se divirtam ao máximo no surf com amigos.

Francisca-1
Francisca

Chamo-me Francisca, e ensino pessoas a lidar com o mar… em cima de uma prancha.

Gosto de comida exótica, e de um bom peixe grelhado na brasa.

A minha onda é Carcavelos no inverno e a praia Grande no verão, e quando viajo, a onda recorrente é o Tofo em Moçambique.

Fui nadador salvador mas nunca afoguei ninguém.

Já ensinei todo o tipo de pessoas a surfar, desde crianças obesas a fuzileiros da Marinha.

Naturalmente, tenho preferências no tipo de aluno mas o que realmente gosto é do desafio e de pessoas corajosas.

Hugo
HUGO DIOGO

Sou o Hugo Diogo, tenho 20 anos neste momento.

Comecei a surfar com 13 anos, hoje sou treinador na Sal Surfing School. Sou mais virado para o tipo de ondas moles e longas, surfo em shortboards. Gosto de surfar em Carcavelos, S. Pedro do Estoril, Guincho e Foz do Lizandro.

Adoro fazer “amonas” aos meus alunos mas mais ainda de os ensinar na modalidade e fico muito orgulhoso ao ver resultados da evolução deles.

Comida preferida? SUSHI!! Sem dúvida alguma, o melhor de tudo é ter um belo dia de surf e para o terminar na perfeição é com um jantar de sushi.

 

Bons dias de Surf!!!!!!!

FANECA

Ola, sou o Fernando Ferreira ( Faneca para os amigos ), e tenho 51 anos de idade e faço surf aproximadamente há 42 anos. Iniciei no surf em Carcavelos, na onda em frente ao Narciso, nos inícios de 70 mas foi em São Pedro do Estoril que agarrou o “bichinho”. Sou casado, pai de dois rapazes. participei em várias competições nacionais, internacionais representando Portugal várias vezes . Da última vez que competi internacionalmente integrei a selecção portuguesa no campeonato da Europa em Thurso na Escócia em 1993, e a nível nacional em 2009.

Juntamente com o Miguel Ruivo fiz parte do primeiro team Billabong Portugal.  Fui patrocinado pela Semente Surfboards desde 1984, marca por quem tenho grande estima e carinho e considero o Nick Uricchio o melhor shaper nacional, mantendo-o como shaper de eleição até hoje.

O meu tipo de onda é …de tudo um pouco. Fundos de rocha a beach breaks. Do hotdog de São Pedro e Ribeira (na Ericeira), a ondas rápidas como Coxos, Mundaka ou Super Tubos.

TOMÁS

Olá sou o Tomás, cou um dos treinadores da Sal. A minha Onda Favorita é  Supertubos. Um bom menu é qualquer um que seja Sushi !

Os meus desportos, para alem do surf são escalada e Slackline

Comecei a surfar com 14 anos, na praia do guincho, e depois as 18 anos comecei a ter treinos para melhorar o meu surf. A partir daí comecei a surfar praticamente todos os dias na Praia de Carcavelos.

Não há nada melhor que passar os dias no freesurf com o pessoal, sempre em busca das melhores ondas na nossa costa.

João Bonitão

Olá, sou o Joaõ Bonitão, sou treinador de surf mas também explico matemática e fisico-quimica. A minha praia e onda preferidas é a praia de são pedro do estoril e a esquerda da Bafureira. O Clay Marzo é o meu surfista de inspiração. Adoro Marisco mesmo que venha acompanhado de alforrecas.
O meu sonho de infancia…ter uma casa à beira mar e ser visitado por muitas sereias com regularidade.

SILVIA

Olá sou a Sílvia e sou quem trata da papelada e burocracias da Sal, ou seja, de todo o trabalho divertido.
Faço bodyboard desde os 17 anos e espero continuar por muitos mais anos. A minha onda preferida é  aquela onde possa divertir-me mais… e ha tantas em Portugal!
Adoro praia, sol e água (de preferência com Sal)…e uma sangria fresquinha no final de um dia quente ao por do sol com boa companhia e umas amêijoas a la Tomé.